A Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí realizou, nesta quinta-feira (20), uma solenidade com foco na inauguração da ampliação e modernização do prédio da Casa Legislativa, integração de sistemas e homenagens públicas.

Durante o evento, esteve presente o presidente da Câmara, Daniel Silva, além dos demais vereadores Antônio de Jesus, Zé do Hermínio, Cleto Coelho, Darcy Colégio, Francinalva, Adriano Reis, Netinho do Constâncio, além do prefeito Gilson Nunes, seu vice, Gildemar Lopes e representantes da gestão.

Inicialmente, foi apresentado o sistema de painel eletrônico de votação, informativo e para projeções de audiovisual no auditório, o sistema de controladoria interna da Câmara e inaugurada o gabinete dos vereadores, construída na gestão do vereador Netinho e mobiliada durante a atual.

De acordo com o prefeito Gilson Nunes, com o dia 29 de abril e o aniversário de emancipação política de Lagoa do Barro ficando mais próximo, é momento para arrumar toda a Casa, deixando-a aperfeiçoada. Segundo o gestor, toda a tecnologia implantada será necessária para a agilidade e eficiência do poder legislativo.
“Estamos no prédio do Poder Legislativo, um órgão super importante por ser a casa do povo. Agora, está sendo modernizada, ampliada e ficando com a estrutura à altura do nosso município. O sistema irá aperfeiçoar o trabalho, fazendo com que as pautas tenham trâmites mais rápidos, recursos sejam aplicados com maior qualidade e, sobretudo, as políticas públicas cheguem na conta da sociedade”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Silva, afirma estar feliz com o seu compromisso firmado no início do seu mandato dando resultados. Unido com a equipe e reafirmando sua meta de continuar com o progresso na Casa, o vereador ainda projeta cursos de capacitação aos colegas e concursos públicos baseados na lei.

Além das inaugurações, o momento foi reservado para a homenagem de cinco personalidades importantes para a história e o cenário político do município, os quais, de 1972 a 1992, foram eleitas por São João do Piauí representando o povoado de Lagoa do Barro do Piauí. Dentre eles, as figuras homenageadas foram:

• Vereador Aristides Elpídio da Silva (mandato de 1972 a 1992). Seu filho, ex-verrador Silvano Marques recebeu a homenagem;
  • Rosilda Amorim Dias (mandato de 1976 a 1992). Jackeline Amorim dos Passos recebeu a homenagem;
  • Manoel Alves Coelho — Nozinho (mandato de 1972 a 1992). Seu filho, vereador Hélio da Cotinha, recebeu a homenagem;
  • Hermínio Ribeiro (mandato de 1982 a 1992). Seu filho, vereador Zé do Herminio, recebeu a homenagem;
  • Jeremias Ribeiro Coelho (mandato de 1982 a 1992). O mesmo recebeu a homenagem.

O prefeito Gilson Nunes enxergou o momento da entrega como muito importante e com grandes referências para serem lembradas, pois estão homenageando pessoas que contribuíram com a emancipação política de Lagoa do Barro, data que será comemorada em breve.

“É um momento muito importante, onde nosso município prestigia na época do aniversário de emancipação política uma data de muita referência. As homenagens foram entregues aos ex-vereadores, da época de São João do Piauí, que trabalharam em conjunto para a emancipação política do município”, destacou o gestor.