Na noite da última quinta-feira, 25 de abril de 2024, a Câmara Municipal de Lagoa do Barro do Piauí realizou uma sessão ordinária sob a presidência do vereador Daniel Silva. O encontro teve como pauta principal a discussão e votação de importantes matérias que impactam diretamente a comunidade local.

Dentre os temas em destaque, destacam-se os requerimentos N° 010/2024 e N° 011/2024, ambos de autoria do vereador Antônio de Jesus. O primeiro requerimento solicita ao Poder Executivo a realização da urbanização do povoado Sete Lagoas, com a implantação de uma nova pavimentação em paralelepípedo nos moldes das ruas da zona urbana do município. Já o segundo requerimento visa que a empresa Equatorial realize um levantamento da carga elétrica do mesmo povoado e, em seguida, substitua o transformador por um com carga ideal para suprir as necessidades dos consumidores. Ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores presentes.

Durante a sessão, os parlamentares tiveram a oportunidade de se pronunciar.

A vereadora Darcy Coelho expressou sua gratidão a Deus pelo momento festivo na cidade, ao mesmo tempo em que destacou os desafios enfrentados em relação à saúde pública. Além disso, ela defendeu a transmissão ao vivo das sessões da Câmara, visando garantir maior acesso e transparência às decisões políticas.

Ela discorre: “Vereador Daniel, os demais colegas vereadores e todos os funcionário aqui da casa, os demais aqui presente, um boa noite. Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por mais uma sessão. E a minha palavra é gratidão a Deus por esse momento festivo que passamos na nossa cidade, onde teve bastante festas, e foram momentos de muita Alegria e momentos também difícil, porque foi um momento que tinha. Muitas pessoas passando, através que a gente não sabe se era uma virose, se era uma gripe e até hoje os hospitais UBS não está dando conta de atender a demanda de pessoas doente. E foi um momento assim, bem delicado. Mas quem estava com saúde, foi um momento de muita alegria. Só tenho a agradecer a Deus, e dizer a todos, a minha palavra, volto a dizer, gratidão a Deus. É gratificante a gente poder estar todos vivos, com saúde, no momento de lazer é alegria. É momento de arrecadação para as pessoas de pouca renda, porque tem aquele momento que está tendo aquelas festas na cidade e quem está lá, está tendo sua renda para ajudar no dia a dia da vida e de cada um. E quero aqui é pedir ao, presidente, juntamente com todos os colegas vereadores que se caso fosse possível, que pudesse, as nossas seções fosse todas transmitidas ao vivo, porque nós temos o sistema na Câmara e através do sistema a gente já tem a sessão, e para estar aqui com a gente assistindo a sessão, através de ser transmitida a gente vê como naquele dia lá que eu esqueci até de falar, né? Do nosso evento aqui, que foi um grande evento, parabenizar o presidente e nós que estamos aqui. E que foi um momento assim muito gratificante também. E quando eu cheguei em casa, que eu vi quantas pessoas já tinha visualizado, eu achei interessante pedir que seja ao vivo, porque quem está em suas residências está nos ouvindo aqui, está sabendo tudo o que está acontecendo. E quero dizer também, para mim foi um momento de grande Alegria. Também gostaria aqui de comunicar para os colegas vereadores. Sei que teve bastante festas e todas elas, querendo ou não, eu ainda faço parte do legislativo. Nem na festa do ciclista nem nenhuma festa foi citado o meu nome, nem um portal que tinha vários tirando fotos que a gente sabe que é pago com nosso dinheiro que vem, nenhum se aproximou de tirar foto da minha pessoa. Para mim, tanto faz tirar foto como não tirar, registrar o momento. Mas só quero dizer mesmo, hoje eu não estou fazendo parte do grupo de vocês, mas até o dia 31 de dezembro se deu quiser. Eu estou fazendo parte aqui do legislativo, da nossa cidade de Lagoa do Barro, com minha assinatura e de todos os vereadores, nunca deixei de aprovar nada aqui, se for uma coisa que impossível, mas sempre dentro do direito. Eu estou aqui para assinar, aprovar, então minhas palavras são essas, e meu boa noite a todos.”

O vereador Gilmar abordou questões relacionadas à infraestrutura viária do município, ressaltando a importância da conclusão de obras e a necessidade de melhorias em determinadas áreas. Ele também propôs a criação de um espaço para a comercialização de animais, visando estimular a economia local.

Ele discorre: “Ao Jessi, ao Reginaldo, está presente, vou ressaltar de novo sobre a estrada que foi feita o piçarramento de Lagoa do Barro ao Mocambo. E ressaltando de novo que seja terminada a estrada lá do alagadiço que está sem terminar. Foi começada e não terminou e que seja também feito. E foi feita a da malhadinha quase toda. E aí teve tem um requerimento meu que é feito da casa do Caio, passando por a casa da Regina perto do cemitério aqui, para passar ali, os carros atola ali e a cobrança também do muro do cemitério de lá. No cemitério lá da malhadinha. Falando sobre a exposição, foi boa. Só está faltando agora um requerimento. Fiz um requerimento e aí está faltando até a questão de quando a pessoa quiser vir para a Lagoa do Barro, trazer um bode, alguma coisa, isso é. Local que segura a criação para vender uma pessoa que quiser procurar. Que a Secretaria, busque um meio de fazer esse local que um dia de sexta-feira a pessoa quer comprar uma galinha, quer comprar um bode, tem um local apropriado para o cabo encontrar a venda de criação, ou então alguém que quiser vender até o local de segurar as criações. E cobrando também, mas eu até falei com o Geraldo agora de noite. Sobre essa rua aqui de junto aqui do Joãozinho, aqui por detrás aqui, que é um despenhadeiro lá, e aí? O negócio está ficando feio e o tempo está chegando. Está esperando só chuva passar. E a chuva acredito que já passou. E o morador cobrando 24 horas, porque já, está fazendo lá no meio de um mundo lá. E o nós aqui mais próximo também. E o Geraldo falou que acredito eu que até no mês de agosto ele falou que disse que ia estar pronto. Foi a palavra que ele disse. Essa rua aqui é Honorato José, que é essa daqui, seguindo ali para chegar no Firmino do Anjo, ali de trás do João da tia libera ali. E as palavras minhas palavras assim, na questão do festejo, eu achei que festejo foi espetacular. Numas partes foi boa. Em outras, não, nem tudo é perfeição, mas está valendo. E um boa noite a todos.

Por fim, o secretário de cultura, Reginaldo Coelho, expressou sua gratidão pela realização de mais um evento sob sua gestão, destacando os esforços em garantir a segurança durante as festividades. Ele também justificou os investimentos destinados à cultura, enfatizando a importância desses recursos para o desenvolvimento econômico e cultural da região.

Disse ele: “Só expressa sentimento de gratidão a Deus por conseguirmos realizar mais um evento, né? À frente da Secretaria de Cultura, prestar contas para vocês, baseado naquele naquela solicitação do ano passado, que alguns vereadores questionaram, é a questão da segurança, que houve muito furto de celulares e tal, então assim esse ano a gente priorizou. Focou muito em segurança, inclusive montando o sistema de monitoramento, triplicamos o número de seguranças. Só houve um furto. E esse furto foi identificado. A pessoa que que obteve o objeto foi identificado. Os Seguranças abordaram a pessoa, devolveu o celular. Graças a Deus não tivemos nenhum outro problema. Então assim, teve aquela cobrança.

No ano passado, a gente realmente teve a falha por parte da segurança, por parte da organização, mas graças a Deus esse ano conseguimos suprir essa falha. E também em relação aos investimentos que às vezes tem pessoas que questiona por que investir o valor X nessas festas, poderia ter investido em saúde e educação, mas é um recurso que já é destinado para a cultura. Inclusive foi votado aqui através da LOA-Lei Orçamentaria Anual, que já está prevendo, foi votado lá em 2023, prevendo os gastos de 2024, então. Sim, foi destinado recurso para a cultura ou foi para a saúde, foi para a educação, foi para assistir em uma outra determinada situação, então foi para todas as áreas.

Então, tem algumas pessoas questionando, dizendo que foi muito dinheiro investido na cultura, porém sabemos que cultura faz parte, então assim. Se não fosse investido esse dinheiro, como a própria vereadora o falou, falou que algumas pessoas é puderam montar suas barracas, vender lanches, vender bebidas para conseguir arrecadar algum recurso, não é? Isso fomenta a economia local, é o investimento, como o vereador Gilmar até já havia solicitado também a questão da feira de exposição que foi implantado, foi realizado fomento à economia local, incentiva os criadores locais a melhorar a genética dos animais. De certa forma, o pessoal às vezes crítica, falando que é um recurso que foi destinado para a cultura, que poderia ter se destinado para outra área, mas todos nós sabemos que há recursos para todas as áreas, se está sendo implantado, se está sendo aplicado lá na cultura, é porque tem recursos, tem como ser aplicado. Inclusive, tivemos também um recurso que veio, que é uma lei federal, a lei Paulo Gustavo, que veio destinado para incentivar os artistas da Terra, foi feita uma escuta em setembro do ano passado, teve a participação da nossa assessora, doutora Ingrid, que explicou como seria, como funcionaria. A gente divulgou nas redes sociais, teve alguns que não ficaram sabendo, mas foi divulgado. Então o que eu quero dizer é, que às vezes o pessoal crítica porque foi investido um valor muito alto em relação às bandas, né? As festas, mas por outro lado, a gente sabe que é importante, que é fundamental ter esse investimento.

Então é basicamente isso, só mesmo para esclarecer e justificar e apresentar o que foi cobrado no ano passado. Obrigado a todos.”

Após os debates e considerações dos vereadores, o presidente da casa agradeceu a presença de todos e encerrou a sessão, reforçando o compromisso da Câmara Municipal com o bem-estar e o progresso da comunidade de Lagoa do Barro do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acessibilidade