Na noite da última quarta (12), o legislativo em Lagoa do Barro, reuniu-se, para realização da septuagésima sétima sessão ordinária do ano de 2023, encerrando os trabalhos do primeiro semestre de 2023.

O presidente da casa, vereador Daniel Silva, iniciou os trabalhos, pedindo a proteção de Deus, em seguida, solicitou um minuto de silêncio em homenagem as pessoas que faleceram no corrente mês no município, logo, em seguida, destacou e justificou a ausência do vereador Miguel da Costa Neto (Netinho), que por motivo de força maior não pode comparecer a sessão e, passou os trabalhos para o secretário da messa, para leitura da ata da sessão anterior e das matérias em pauta para discussão em plenário.

Tendo as seguintes matérias para expediente:

REQUERIMENTO N° 005/2023 – Que o Senhor Prefeito Municipal busque recursos, para fazer iluminação no Campo de futebol da SERRINHA NOVA DESCOBERTA, neste município. ( Autoria da Vereadora Francinalva) Status: Aprovado

REQUERIMENTO N° 006/2023 – Que o Senhor prefeito Municipal busque recursos, para fazer ampliação do Cemitério das Localidades BARREIRO e PRAZERES, neste município. ( Autoria da Vereadora Francinalva) Status: Aprovado

PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 006/2023 – EMENTA: Reajusta os valores das diárias do poder Legislativo, para vereadores e demais servidores e dá outras providências. ( Autoria do Poder Legislativo ) Status: Aprovado

PARECER 003/2023 – ASSUNTO – PL N°012/2023: PARECER AO PROJETO DE LEI. EMENTA: Dispõe sobre as diretrizes orçamentarias para o exercício de 2024 e dá outras providências. ( Comissão: JUSTIÇA, OBRAS E ORÇAMENTO ) Status: Aprovado

Apresentada as matérias, foi aberta a palavra aos vereadores inscritos para falar.

O vereador Gilmar Ribeiro em seu momento de fala, destacou, os seguintes pontos: Agradeceu, pela execução das obras de reforma das estradas vicinais do município, partindo da sede do município até a localidade Mocambo, obra que vinha sendo cobrada pelo nobre vereador, para que fosse realizada.
Destacou, sobre os órgãos públicos na localidade Sete Lagoas, onde, sugeriu por meio de oficio ao Secretario de Saúde do Município, Sr° Marquino Rocha, para que fosse realizada a compra de uma Televisão, para recepção do Posto de Saúde do referido Povoado, seguindo, ressaltou a necessidade de haver uma reforma no posto de saúde do povoado, por conta da deterioração dos rodapés das paredes do prédio.
Fez, também, uma solicitação ao Secretario de Educação, Mouracy Siqueira, para que estudasse uma forma de ser implementada um curso de Finanças, para os alunos com abrangência em todos os setores da educação do município.

Gilmar Ribeiro

A vereadora Darcy Coelho, iniciou a sua fala, cumprimentando à todos os presentes, e agradecendo a Deus por mais um semestre concluído com sucesso, destacou as dificuldades de ser parlamentar, dos pedidos que muitas vezes não dão pra ser atendidos, ressaltou a fala do nobre vereador Gilmar, sobre a reforma de trechos das estradas vicinais do munícipio, que se encontravam em péssima condição de trafegabilidade, agradeceu ao Prefeito e ao secretario de obras, pela execução do reparo nos respectivos trechos hora citados, emocionada, discorreu sobre percas de pessoas queridas que faleceram recentemente no munícipio, Saudoso Elpídio Marques Neto e Saudoso José da Lapa (Lapinha), pessoas de ímpar reputação e respeito, que deixaram saudade e boas recordações. Agradeceu e desejou um boa noite à todos!

Darcy Ribeiro Coelho

Finalizados todos oradores inscritos, o Presidente da Casa, realizou suas considerações finais, desejando um ótimo recesso parlamentar, que se estendera até o dia 30/07. Agradeceu a todos os presentes, desejou uma boa noite, finalizando a sessão.

Veja fotos: